Fronteira Selvagem

Que histórias nos contam as paisagens de Portugal?

Uma série televisiva de 6 episódios que propõe um olhar inovador sobre a biodiversidade em Portugal, através da interpretação e compreensão da sua paisagem.

Um documento rigoroso sobre a história do nosso território, num projecto desenvolvido em co-produção com a Lx Filmes e com o apoio do Instituto de Cinema e Audiovisual.

Cada episódio acompanha o ciclo anual de uma região, dando a conhecer os fenómenos geológicos e as acções humanas que a modelaram, assim como a rede de interacções das suas espécies mais características ou endémicas.

BIG CITIES

Big Cities é uma colecção de 37 documentários filmados em 25 países que contam histórias de experiências e ideias inovadoras e criativas sobre a reconfiguração do espaço urbano.

Projeto de co-produção internacional que envolve 20 canais de televisão, incluíndo a RTP.

As populações urbanas continuam a crescer a taxas surpreendentes e a qualidade de vida nas grandes cidades tem diminuído ao longo dos anos.

O rápido crescimento dos grandes centros urbanos trouxe uma variedade de problemas na configuração espacial, na distribuição da riqueza e no desenvolvimento de infraestruturas, entre outros.

Encontrar novas soluções para o desenvolvimento e planeamento urbano é um desafio global.

A Ocidental Filmes participou neste projecto de colecção internacional com a produção e realização dos episódios sobre “Lisboa” e “Porto”.

Lisboa, uma das cidades mais antigas da Europa, está a sofrer uma pressão cada vez maior de residentes não permanentes, desde turistas a estudantes internacionais e residentes estrangeiros.

Mas é também uma cidade que tem uma população muito envelhecida e onde todos os dias entram para trabalhar mais do dobro dos seus habitantes.

Neste filme vemos exemplos de como a Câmara de Lisboa, tal como a Associação Renovar a Mouraria, procuram soluções inovadoras que permitam responder aos desafios do futuro.

Pode uma grande cidade ser multicultural e aberta ao mundo sem perder a sua identidade?

Realizado por Luís Correia

O acesso a alimentação saudável é fulcral para o nosso futuro, mas nós afastámos a agricultura das cidades e deteriorámos a qualidade dos nossos alimentos.

Em Portugal, na cidade do Porto, Pedro é uma nova espécie de agricultor, um agricultor urbano. Pedro constrói hortas urbanas e criou uma associação para aproximar a produção agrícola à periferia da cidade. Ele acredita que uma cidade não pode ser apenas um mar de cimento e que os consumidores devem conhecer os produtores dos seus alimentos.

Será possível voltar a existir uma agricultura de proximidade nas grandes cidades?

Realizado por Bruno Gonçalves
Com a participação de Pedro Rocha

Start typing and press Enter to search