Fronteira Selvagem
Que histórias nos contam as paisagens de Portugal?
Uma série televisiva de 6 episódios que propõe um olhar inovador sobre a biodiversidade em Portugal, através da interpretação e compreensão da sua paisagem.
Um documento rigoroso sobre a história do nosso território, num projecto desenvolvido em co-produção com a Lx Filmes e com o apoio do Instituto de Cinema e Audiovisual.
Cada episódio acompanha o ciclo anual de uma região, dando a conhecer os fenómenos geológicos e as acções humanas que a modelaram, assim como a rede de interacções das suas espécies mais características ou endémicas.
BIG CITIES
Big Cities é uma colecção de 37 documentários filmados em 25 países que contam histórias de experiências e ideias inovadoras e criativas sobre a reconfiguração do espaço urbano.
Projeto de co-produção internacional que envolve 20 canais de televisão, incluíndo a RTP.
As populações urbanas continuam a crescer a taxas surpreendentes e a qualidade de vida nas grandes cidades tem diminuído ao longo dos anos.
O rápido crescimento dos grandes centros urbanos trouxe uma variedade de problemas na configuração espacial, na distribuição da riqueza e no desenvolvimento de infraestruturas, entre outros.
Encontrar novas soluções para o desenvolvimento e planeamento urbano é um desafio global.
A Ocidental Filmes participou neste projecto de colecção internacional com a produção e realização dos episódios sobre “Lisboa” e “Porto”.
Lisboa, uma das cidades mais antigas da Europa, está a sofrer uma pressão cada vez maior de residentes não permanentes, desde turistas a estudantes internacionais e residentes estrangeiros.
Mas é também uma cidade que tem uma população muito envelhecida e onde todos os dias entram para trabalhar mais do dobro dos seus habitantes.
Neste filme vemos exemplos de como a Câmara de Lisboa, tal como a Associação Renovar a Mouraria, procuram soluções inovadoras que permitam responder aos desafios do futuro.
Pode uma grande cidade ser multicultural e aberta ao mundo sem perder a sua identidade?
Realizado por Luís Correia
O acesso a alimentação saudável é fulcral para o nosso futuro, mas nós afastámos a agricultura das cidades e deteriorámos a qualidade dos nossos alimentos.
Em Portugal, na cidade do Porto, Pedro é uma nova espécie de agricultor, um agricultor urbano. Pedro constrói hortas urbanas e criou uma associação para aproximar a produção agrícola à periferia da cidade. Ele acredita que uma cidade não pode ser apenas um mar de cimento e que os consumidores devem conhecer os produtores dos seus alimentos.
Será possível voltar a existir uma agricultura de proximidade nas grandes cidades?
Realizado por Bruno Gonçalves
Com a participação de Pedro Rocha